domingo, 28 de março de 2010

Sobre Convivência


Em nossa jornada humana um dos grandes desafios pelo qual passamos é a arte de conviver. Para se conviver bem faz-se necessário conhecer-se bem. E conhecer-se bem é uma busca contínua do nosso universo interior com desafios, dificuldades, talentos inatos e por construir.
É conhecer o seu mundo afetivo e toda a riqueza que ele possa te proporcionar. Uma atenção constante e ativa sobre nós mesmos.
A vida nos proporciona a cada instante oportunidades de crescimento, e através da convivência aprendemos as nossas grandes lições. Ao observarmos a natureza podemos tirar grandes exemplos de como viver e conviver.
Observemos as abelhas tão reverenciadas por várias civilizações por sua expressão de riqueza, sabedoria, trabalho, organização e prosperidade.
Nas colônias observamos claramente o senso de organização e cooperação. As abelhas são um verdadeiro exemplo de conduta: sabem trabalhar em equipe, são disciplinadas e infatigáveis. Possuem um eficiente sistema de divisão de trabalho e comunicação.
A comunicação é crucial no convívio em grupo e pode ser um grande recurso na construção de relações saudáveis, além de ajudar na prevenção de situações de conflito e discórdia.
Pessoas e situações nos levam ao autoconhecimento quanto ao nosso mundo afetivo e ao desenvolvimento de novas potencialidades e habilidades. Na vida somos todos educadores e alunos e convivendo, através dos encontros e desencontros, sempre, aprendemos.
Saber conviver é respeitar nossa individualidade e alteridade, bem como a daqueles com quem convivemos.
Saber ouvir, é saber falar e esperar… É estabelecer contatos verdadeiros e transformar para o bem de todos.
Conviver é aprender a confiar, “com fio…” para se tecer o manto do bom relacionamento.
A confiança sustenta a crença do valor uns dos outros.
Conviver é um processo para o entendimento da vida dentro e fora de nós.
Rosa Barros