domingo, 28 de março de 2010

Sobre Convivência


Em nossa jornada humana um dos grandes desafios pelo qual passamos é a arte de conviver. Para se conviver bem faz-se necessário conhecer-se bem. E conhecer-se bem é uma busca contínua do nosso universo interior com desafios, dificuldades, talentos inatos e por construir.
É conhecer o seu mundo afetivo e toda a riqueza que ele possa te proporcionar. Uma atenção constante e ativa sobre nós mesmos.
A vida nos proporciona a cada instante oportunidades de crescimento, e através da convivência aprendemos as nossas grandes lições. Ao observarmos a natureza podemos tirar grandes exemplos de como viver e conviver.
Observemos as abelhas tão reverenciadas por várias civilizações por sua expressão de riqueza, sabedoria, trabalho, organização e prosperidade.
Nas colônias observamos claramente o senso de organização e cooperação. As abelhas são um verdadeiro exemplo de conduta: sabem trabalhar em equipe, são disciplinadas e infatigáveis. Possuem um eficiente sistema de divisão de trabalho e comunicação.
A comunicação é crucial no convívio em grupo e pode ser um grande recurso na construção de relações saudáveis, além de ajudar na prevenção de situações de conflito e discórdia.
Pessoas e situações nos levam ao autoconhecimento quanto ao nosso mundo afetivo e ao desenvolvimento de novas potencialidades e habilidades. Na vida somos todos educadores e alunos e convivendo, através dos encontros e desencontros, sempre, aprendemos.
Saber conviver é respeitar nossa individualidade e alteridade, bem como a daqueles com quem convivemos.
Saber ouvir, é saber falar e esperar… É estabelecer contatos verdadeiros e transformar para o bem de todos.
Conviver é aprender a confiar, “com fio…” para se tecer o manto do bom relacionamento.
A confiança sustenta a crença do valor uns dos outros.
Conviver é um processo para o entendimento da vida dentro e fora de nós.
Rosa Barros

7 comentários:

  1. Olá Rosa!
    Parabéns pelo espaço bem cuidado.
    Quanto a convivência me atrevo a acrescentar uma coisinha meio complicada de se exercer que é a empatia. Com ela aqueles que a dominam levam grande vantagem na conquista desse desafio, que é conviver.
    Grato pela visita.
    Abraços de Luz.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de texto, Rosa! Uma lição de vida que todos devemos ter em mente para o nosso aperfeiçoamento! Uma filosofia perfeita, para a perfeita convivência com as pessoas que gravitam em torno de nós, nessa nossa passagemm por esse mundo! Meus parabéns! Muito bem escrito!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada queridos pelos comentários. Fernando, vc tem toda razão. Ser empático é um grande desafio e é importantíssimo para a arte da convivência.
    Abraços,
    Rosa

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu texto
    Vc utilizou linguagem verbal e não verbal!
    Parabéns!


    Abraços

    www.orcenir26.blogspot.com & http://twitter.com/orcenir26

    ResponderExcluir
  5. Assisti em 2007 uma palestra de um sociólogo, pesquisador e estudioso de comnicação, chamado Dominique Wolton que dizia, entre outra coisas, que comunicar é principalmente coabitar. O maior progresso da humanidade é poder coabitar (conviver) mesmo não estando de acordo com os outros. Não há comunicação possível sem o respeito pelo outro e o respeito pela diferença. É um ato de grandeza coabitar com aquele que não se parece com ele.

    Adoro esse tema, pois realmente acho que um dos maiores desafios da vida é justamente a convivência. Beijos, Aline

    ResponderExcluir
  6. Grata Aline, seu comentário é complementar, obrigada!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Orcenir, grata pelo comentário, seja sempre bem-vindo!! Compartilhar é a minha vontade!! Abs

    ResponderExcluir