sábado, 3 de novembro de 2012

Entendimento

Sei que para algumas pessoas deve ser mesmo muito doloroso ler e ver mensagens de amor, de otimismo, de esperança enquanto em seus mundos íntimos só há dor e agonia. Deve ser mesmo repugnante!! Acabei de saber da agonia de um amigo que chegou a se internar num hospital de saúde mental por viver em seu mundo íntimo dores inconsoláveis...

 Aqui a minha solidariedade com sua dor, com seu sofrimento. Mas devo também dizer algumas coisas sobre o que penso e sinto do nosso drama existencial, das nossas dores de alma. Tantas vezes já senti angústias e dores no peito...

 Somos humanos e não é fácil ter anseios por verdade, por alegria e felicidade e a vida aparentemente nos mostrar o contrário. Como explicar o nosso mais profundo anseio por felicidade? Mas como senti-la diante do que vemos, por entre injustiças, desgraças, dores por todos os lados?? A nossa desgraça é estar aprisionado em dores íntimas e sentimentos de desesperança, sentir não haver saídas. Sentir o desalinho emocional, o turbilhão mental enlouquecedor....Por excessos de racionalidade, excessos de "realidades" que nos torna irônicos e sarcásticos contumazes.

 Estamos mesmo é cansados de nós mesmos, de nosso excesso de egoísmo e orgulho. De nossa presunção de cada dia, de nosso pessimismo voraz, de nossa falta de amor por nós e pela vida. Das nossas carências absurdas e de nossos caprichos rebeldes de não sermos servidos em nossos interesses particulares. Que cansaço que dá, percebam, não é a vida, o cansaço é nosso!

 Mas é o nosso mundo interior que oscila , "brinca" com ele mesmo,  se tortura constantemente entre as suas verdades. e A VERDADE, além de nós mesmos nos impulsiona a MUDAR. Mas a realidade humana só quer, e se devora por tanto querer. E aí, podemos mesmo realmente entrar em surto.

Querendo sair da "realidade" para entrar num mundo paradisíaco onde só a nossa felicidade interessa, a nossa verdade, os nossos sonhos, os nossos desejos prevaleçam. Essa é a famosa loucura, que  cinde e que não quer voltar mais. Sim, vivemos dores silenciosas até um dia que não aguentamos, e a solidão, o vazio profundo é a nossa mais pura realidade.

 Que vazio é este?? Que falta de sentido é este? Mas do que coragem é preciso ENTENDIMENTO do que É A VIDA. É preciso que o homem abaixe a guarda de sua prepotência, de sua arrogância e orgulho para poder enxergar além dele mesmo. Sem isso, estes mesmos sentimentos nos engolem vivos. O DRAMA CONSCIENCIAL DO PODER E DO NÃO-PODER.

 Dores da alma... E é nítida a sensação de REBELDIA, de ÓDIO de não sermos atendidos em nossos caprichos pessoais. "Tá tudo errado" dizemos. Como sabemos que está tudo errado? O que é certo e errado, justo e injusto quando o próprio homem é um ser egocêntrico , egoísta e orgulhoso?? A vida é sentida como INIMIGA atroz que não satisfaz aos nossos mais NOBRES ANSEIOS... E a vida que vivemos é REFLEXO DE NÓS MESMOS! O CAOS E A DESORDEM SÃO OS FRUTO QUE COLHEMOS DE NOSSA PLANTAÇÃO. E a vida vai sempre ensinando, infalivelmente a sua lição!! Se não mudamos este estado interior de NÃO-ACEITAÇÃO, jamais viveremos o estado AMAI UNS AOS OUTROS, ou seja, um estado HARMÔNICO com A VIDA.

 Porque será que os grandes homens , conhecidos com mestres e sábios, falavam de amor?? O orgulhoso ama também mas ama mais o poder. E é este o estado atual da humanidade. Sempre se matou por poder, por glórias, por honras, por ouro. A humanidade não se rende as forças superiores a ela, ela prefere não acreditar, desdenha da existência além dela mesma. E é por isso que a linguagem do amor é banida, é desconsiderada é tomada de RIDÍCULA. E os mestres de outrora sempre pregaram o AMOR, o conhece-te a ti mesmo, a bondade e a compaixão..

 Qual o sentido dessa pregação toda? É claro que há um PROFUNDO SENTIDO!!!! A VIDA TEM SENTIDO, TEM ESSÊNCIA, TEM ENTENDIMENTO, TEM FUNÇÃO!!! NÓS SOMOS SERES EM DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL NESSA INCRÍVEL JORNADA HUMANA. ENTRE LUZES E SOMBRAS. E PARA PODERMOS PINTAR NOSSO BELO QUADRO, É NECESSÁRIO TER DOMÍNIO DESTES DOIS ASPECTOS DA DINÂMICA DA VIDA. Para que entendamos a VIDA, É NECESSÁRIO entender A MORTE EM VIDA.

 SIM, MORRER PARA AS NOSSA MAZELAS, para os NOSSOS ENGANOS, NOSSAS PRESUNÇÕES DE CADA DIA, NOSSO ORGULHO QUE SÓ NOS SEPARA, NOS ALIJA DO AMOR, que é a PRÓPRIA VIDA EM SEUS MECANISMOS, EM SUA INTELIGÊNCIA.

 Chegou a hora de vermos além do materialismo e do seu pessimismo irônico de sempre, da sua falta de viço, de alegria, de esperança. Para onde iremos sem sentir AMOR E COMPAIXÃO por nós e pela VIDA, sem entender a vida em sua profundidade?? Eu digo: Para o caos existencial e emocional, ou seja, para a INSANIDADE. E isso é o que já vivemos!!

 NÃO TEM OUTRA FÓRMULA PARA A SANIDADE, PARA A HARMONIA E A ORDEM: HUMILDADE, ACEITAÇÃO E AMOR

Rosa Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário