domingo, 14 de março de 2010

Com Mestre Rumi


Vem,
Te direi um segredo
Aonde leva esta dança
Vê como as particulas do ar
E os grãos de areia
do deserto giram desnorteados
Cada átomo
Feliz ou miserável
Gira apaixonado
Em torno do sol
Desde que chegaste
Ao mundo do ser
Uma escada foi posta
Diante de ti,
Para que escapasses
Primeiro,
foste mineral,
depois,
te tornarte planta,
e mais tarde,
animal.
Como pode isto ser segredo
para ti?
Finalmente foste feito homem,
com conhecimento,
razão e fé.
Contempla teu corpo
um punhado de pó,
vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
de certo hás de regressar
como anjo.
Depois disso,
terás terminado de vez
com a terra,
e tua estação há de ser o céu.
Não durmas,
sinta com teus pares.
A escuridão oculta água da vida.
Não te apresses, vasculhe
o escuro.
Os viajantes noturnos estão
plenos de luz
não te afaste pois
Faltam-te pés pra viajar?
Viaja dentro de ti mesmo,
e reflete,
como a mina de rubis,
os raios de sol dentro de ti
A viagem conduzira a teu ser,
transmutará teu pó em ouro puro.
Sofreste em excesso
por tua ignorãncia,
carregastes teus trapos
para um lado e para outro.
Agora fica aqui.
Na verdade, somos uma só alma
tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos
Tu em mim
Eu em ti
Eis aqui o sentido
profundo de minha
relação contigo
Porque não existe,entre
tu e eu ,
nem eu,
nem tu
Oh, dia, levanta,
os atomos dançam
As almas loucas de êxtase dançam

Meulana Jalaluddim Rumi
Nasceu em Balk, antiga Pérsia e atual Afeganistão em 1207 e morreu em 17 setembro de 1273.
Sua maior obra Mathnavi, ele deixou poesias e a mais famosa , O divan
Rumi escreveu o Fihi-me Fihi, compilação de aulas ensinamentos sobre diversos temas dirigidos diretamente a seus discipulos.
Aqui um pequeno trecho deste poema esplendoroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário