quinta-feira, 18 de março de 2010

Sobre a Vida



A vida mostra a cada momento o que ela quer de nós. Nós, em nossa santa ignorância não percebemos. Bem, precisaria sair desse lugar de ignorância para entendê-la. O primeiro passo é observar. Será que sabemos observar? Observar a vida!! A vida trabalha pela funcionalidade, pela ordem, pela harmonia. Age como uma educadora infalível e sutil. Trabalha de várias maneiras e com muita eficiência. Nós tolos não a compreendemos, nos parece caótica, sem sentido. Temos uma visão estreita, míope de seus objetivos. Na nossa mais pura alienação não conseguimos ver ainda a nós mesmos. Voltados para o mundo exterior não enxergaremos o Absoluto. As respostas para as nossas perguntas estão dentro de nós. A vida já se encarregou de colocá-las em nossa consciência.
Analisemos a depressão, então. Se analisarmos o discurso de um deprimido, lá no fundo observaremos um tenaz rebelde. Aquele rebelde indignado com tudo, absolutamente frustrado pois seus desejos não foram concretizados, suas dores são maiores do que as dores do mundo, ele mereceria uma vida de facilidades e com tudo o que deseja. O depressivo se atormenta, se castiga, se culpa. Por isso é tão crucial aceitar frustrações, aceitar algumas privações. Neste mundo em que vivemos e no estágio consciencial em que estamos, somos crianças mimadas. Diante deste estado consciencial é impossível ainda viver sem frustrações. Nos rebelamos, pois afinal, queremos controlar a Vida ao invés de vivê-la. Queremos moldar a Vida aos nossos interesses pessoais caprichosos, ajustar tudo e todos aos nossos objetivos e desejos. Este é na maioria das vezes o "estado padrão" de todos nós, por isso a depressão toma conta do planeta. Todos de mal com a vida! De mal com a criação! A vida é uma educadora, queiramos ou não.
Perceba, observe! A doença é o caminho para a cura! No estado depressivo o indivíduo perde a capacidade de gerir seus talentos conforme seus caprichos ou visões personalísticas. É castigo, então? Não. É efeito construído pela própria mente do indivíduo. A rebeldia nos coloca em estado mental atormendado e produz mutações tais como: intransigências, irritabilidades, teimosia, perfeccionismo,rigidez, revolta, indolência, queixa, o melindre, a mágoa, a indiferença, a solidão.
Exercemos a milênios o egoísmo, achamos que podemos fazer da vida o que nós convém, queremos ser atendidos em nossos caprichos sem considerações aos limites da convivência honesta com todos. A vida vem e como por encanto, perde-se algo ou alguém, fica-se doente, perde-se dinheiro e por aí vai.. tudo na medida certa e na proporção adequada a cada um, pois "a cada um será dado segundo as suas obras", não é vingança e nem castigo, é colheita. Colheita? Diríamos, indignados. Falaríamos que não plantamos esta maldade que se espalha pelo mundo. Será que não? O mundo exterior ainda é o reflexo de nosso mundo interior. Quando cuidarmos do nosso próprio mundo escuro interior, trancendendo-o para a luz, aí sim, o mundo exterior será outro, um mundo venturoso!
Como se educa uma criança? A criança precisa de limites para aprender a respeitar. Dando limites à criança, trabalha-se seu estado egocêntrico, sua ânsia de domínio e de poder. Limites são dados para se aprender a viver na humildade.
A Vida sempre vai nos contrariar até entendermos que vivemos para desenvolver em nós o Amor, o altruísmo,a humildade, a fraternidade e a compaixão. Vivemos para crescermos como seres humanos em Humanidade. Ela vai frustrar nossos interesses pessoais mesquinhos, egoísticos, vai nos obrigar a mudar concepções,a ampliar visões, nos forçar a sermos honestos,nos ensinar relatividade e impermanência,a aceitarmos a nossa vulnerabilidade e a nossa infalibilidade, que precisamos nos perdoar e perdoar, admitir nossos sentimentos e emoções e nos responsabilizarmos por eles. A Vida sempre devolverá os frutos de nossas semeaduras. Temos compromissos íntimos com a Vida. O Bem Maior quer se instalar dentro de nós, e esse é um dos objetivos da Vida.
O recado oculto da depressão é que se retirando o elã afetivo do indivíduo com o mundo, o sujeito vai aprender a olhar para si mesmo e por si mesmo.
A nossa harmonia com a vida dependerá de muitos esforços de nossa parte.
Reparação é a palavra para a harmonização com a vida. Reparar é dar melhor funcionamento ao que estragou. Recuperar. A recuperação tem que atingir o homem em seu orgulho, pai de todos os males humanos!
Resignação para com aquilo que não podemos mudar agora. Devemos sim sempre tentar novos caminhos, novas saídas, entretanto sem rebeldia. A Vida nos pede constantemente entendimento e reparação para atingirmos a Redenção.

Rosa Barros

4 comentários:

  1. Devemos ter força para mudar aquilo que pode ser mudado, aceitar aquilo que não pode ser mudado, e sabedoria para destinguir uma coisa da outra, é isso?

    ResponderExcluir
  2. Antes de ler o texto, falava comigo mesma do quanto preciso de aceitação (sem acomodação)para minha vida e a mim mesma nessa fase que estou atravessando.A colheita está sendo difícil pois que não escolhi adequadamente os grãos.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto foi importante para mim, pq reforçou algumas ideias q tenho e esclareceu outros pontos sobre a depresão. Parabéns. Gostei muito do seu blog.bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilharem. Este espaço é para isso, para que juntos possamos aprender.

    Fico feliz Joyce por ter te ajudado de alguma maneira. Bjs
    Minha irmã querida, confio em vc e certamente saberá agora escolher novos e melhores grãos.Bjs

    Ruy, muito obrigada pelo comentário, é, conseguiu resumir tudo... rsrs Bjs

    ResponderExcluir