sábado, 3 de dezembro de 2011

Silencie


Quanto mais silencio mais compreendo...Quanto mais compreendo mais silencio.

E este silenciar está para além do simples ato de parar de falar, deixar de se envolver em algo para não criar atritos, não entrar em discussões, não se comprometer. Não. Quem silencia não cria atritos porque vê de antemão ,sente compaixão. Essa é a lição que aprendi.

Quem silencia já não se perde mais em seus labirintos mentais, ansiosos, angustiantes e conflitantes.

Silêncio é compaixão. E compaixão é a mais profunda compreensão.

No mar de diversidades mentais e conhecimentos temporais, diante da impermanência da vida, como afirmar ou ter certeza de algo?

Diante da vida, apenas sentir será o caminho? Eu sinto que sim.

O homem se apaixonou por conhecer e se fixou no pensar. E só pensando ele jamais conseguiu saber os segredos da vida para além da vida pensada, porque ele pensa e não sente a vida. Ele ainda não silenciou. Portanto ainda não compreendeu nada.

Quando o homem sentir as cores da bela pintura contida na paisagem, a poesia no canto dos pássaros, o perfume essencial da vida nas flores, será livre e leve como as pequenas sementes que bailam por entre brisas sem direção.

A sabedoria da vida me parece estar contida numa flor.

Deixar as aflições e jogos mentais, das ansiedades por certezas e convicções. Das fixações nas verdades relativas do pensamento dos que se embrenharam em descobrir a vida através do pensamento. Muitos enlouqueceram. Angústias profundas viveram. Esse é o caminho mental e torturante que criamos. Onde só acreditamos em ilusões, puro produto mental.

O homem sabe que as 'verdades' são relativas e porque então se fixa? Será por insegurança? E porque é inseguro? Talvez porque esteja preso em labirintos mentais...

"Sente-se diante de uma flor, desarme-se. Neste momento de profunda reverência, sinta. No silêncio estabelecido descubra os segredos da vida contidos em suas pétalas, em suas cores, em suas formas e em seus aromas. O saber divino será revelado e serás Um com a vida." Este foi o segredo que o silêncio me sussurrou.

Rosa Barros

4 comentários:

  1. Oi minha xará, saudades de tu!

    As vezes, não estamos quietos, estamos praticando silêncios, e é necessário esta prática, para nos encontrar, nos cuidar, nos permitir elevar nossos pensamentos.

    Gostei do que li, gosto de ti.
    Beijos meus.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, xará!! Pois é, praticar é preciso. Mas para além da prática, o silenciar é um processo de conscientização de nós mesmos e da vida. Quando isso ocorre o silêncio é mais presente, não há tantos burburinhos mentais , não há tanta necessidade de falar ou ter razão em qualquer coisa. Este caminho é o que nos leva a paz interior.
    Um beijo, e grata por sua presença aqui.

    ResponderExcluir
  3. Rosa,
    Boa noite!
    Eu não tive mais a oportunidade de te encontrar no twitter.
    Por isso decide te fazer uma visita aqui no seu blog.
    Maravilhoso o seu post sobe o silêncio eu estou precisando praticar!
    Um grande abraço a você e um excelente fim de ano.Uma boa notícia o meu blog virou site! abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sergio, querido, que bom você por aqui. Bem, eu tenho andado sumida mesmo do Twitter rs... Até esqueci a senha :P heheh
    Querido, um maravilhoso Natal junto aos seus e um belo e próspero Ano Novo!
    Um beijo!

    P.S. Eu estou no Facebook.

    ResponderExcluir